Bike Fit passo-a-passo

Oleh: Rodrigo Langeani

O bike fit é um serviço para ajustar a posição de sua bicicleta de acordo com suas características físicas, estilo de pedalada e do uso que você faz da bicicleta.
Saiba como é feito passo-a-passo o Bike Fit da Bicicleta Perfeita:

rodrigo 24 Bike Fit passo a passo

  1. Anamnese e tomada de medidas corporais: coletamos informações com o ciclista a respeito de suas queixas, do tempo de treino, do uso que faz da bicicleta. Esse bate papo inicial é importante para conseguirmos determinar dados importantes para o bike fitting. Além disso são explicados os procedimentos a serem seguidos no bike fitting. Nessa fase são também mensuradas algumas medidas do corpo do ciclista.
  2. Medição da bicicleta: são tiradas as medidas da bicicleta com tamanho do quadro e altura do selim.
  3. Regulagem do taquinho: O ciclista tem o seu taquinho corretamente posicionado em sua sapatilha.
  4. Medição do ciclista na bicicleta: O ciclista é fotografado e filmado sobre sua bicicleta.
  5. Análise das imagens: As imagens são inseridas no computador e através de um processo único de análise de imagem são determinados os pontos de regulagem da bicicleta.
  6. Regulagem da bicicleta: com base nos resultados encontrados através da análise das imagens determina-se a posição ideal dos componentes da bicicleta. Nessa fase pode ser necessária a troca do selim, canote ou mesa da bicicleta.
  7. Registro da posição final: registramos as medidas finais da bicicleta para o prontuário do ciclista.
  8. Resultados online: Os resultados do seu bike fitting são postados numa página exclusiva no site Bicicleta Perfeita, para que você possa deixar sua bicicleta na posição ideal caso ocorra algum emprevisto como um selim que desceu, por exemplo.

Após o bike fit:

  • Reserve um tempo para acostumar-se à nova posição. Faça com que os 2-3 primeiros treinos sejam realizados em intensidade e volume um pouco menores, para dar chance de seus músculos acostumarem à nova posição. É raro, mas pode acontecer de você sentir algum desconforto. Nesse caso fazemos o ajuste fino do Bike Fit.
  • Inclua educativos no treino: Procure realizar nos primeiros treinos o educativo de pedalar com uma perna só. Esse exercício ajuda o seu corpo a se acostumar ao novo recrutamento muscular devido a nova posição e acelera sua adaptação à nova posição. Procure incluir 3-4x 30″cada perna. Se possível faça os educativos em terreno plano.

Quer receber nossos informativos gratuitamente por email? Então clique aqui!

Siga o perfil da Bicicleta Perfeita no Twitter.

  • Bicicleta Perfeita recomenda