História do Bike Fit

Oleh: Rodrigo Langeani

A muito a bicicleta era vista apenas como um meio de transporte, eficiente e barato. Gradualmente, na última década, a participação esportiva tornou também a bicicleta sinônimo de esporte, atividade física e lazer.
A tecnologia evoluiu e hoje não é difícil encontrar bicicletas tão valiosas quanto carros. Hoje existem bicicletas específicas para cada atividade: transporte, carga, estrada, trilha, competição, infantis…..
Na maior parte das vezes as pessoas se atentam aos componentes, número de marchas, rodas, mudadores, mas se esquecem do mais importante: o tamanho e o ajuste da bicicleta. É importante escolher uma bicicleta adequada ao seu uso, mas é indispensável ajustar tal bicicleta ao usuário, pois simplesmente o ajuste da bicicleta determina o conforto e a performance do ciclista.
Ao longo dos anos criou-se uma cultura de determinar as regulagens da bicicleta por algumas fórmulas mágicas e “achismos”, como por exemplo ajustar a altura do selim à altura do quadril quando estamos posicionados ao lado da bicicleta, ou apoiando o calcanhar no pedal e estendendo completamente o joelho. Mas isso não é adequado pois não leva em consideração as variações anatômicas das pessoas.
Hoje utilizamos algumas ferramentas de maior precisão e alguns softwares de computadores para determinar e ajustar a bicicleta ao ciclista.
Temos a missão de transformar o ciclismo numa atividade de prazer e divertimento. Conosco ninguém pára de pedalar por sentir dor ou desconforto, pois primamos pelo correto bike fitting.

Para mais informações sobre o bike fit, clique aqui.

Para agendar seu bike fit, clique aqui.

  • Bicicleta Perfeita recomenda